Walkers de plantão, esse texto é para vocês. Olá leitores do blog Zona Vermelha, nas últimas semanas tenho postado alguns conteúdos práticos sobre fotografar efetivamente, mas hoje resolvi trazer um assunto mais analítico pensando na série The Walking Dead que terá estreia de temporada final ainda este mês.
Se você gosta do assunto, eu já escrevi um texto aqui falando sobre os zumbis da série e como outros roteiristas usaram essa ideia em produções diversas do universo walker. Agora, irei falar sobre alguns fatores técnicos e perceptivos da fotografia de TWD desde 2010 e seu desenvolvimento até então.
Para entendermos isso precisamos passar pela história do produto (sem spoiler), inicialmente na primeira temporada em 2010 onde o apocalipse está começando, podemos ver cores vivas, um ambiente ainda de certa forma organizado, vários enquadramentos de plano geral e uma aparência jovem e limpa dos personagens.
O diretor de fotografia da série é Duane Charles Manwiller, essa função no cinema é muito importante pois ela orienta o olhar do espectador pela narrativa, e em The Walking Dead o trabalho é duro mas a fotografia é sensacional. São inúmeros efeitos especiais combinados em cada cena principalmente nas últimas temporadas, mas desde o início a criação dos zumbis e da perspectiva que eles são mostrados é muito marcante.
Ao longo das temporadas seguintes e da trajetória do enredo, alguns detalhes são evidenciados como armas, remédios, floresta, transportes, tudo isso é pensado e encaixado muito bem em cada cena para situar o espectador na situação atual do apocalipse zumbi e qual o nível de preocupação que ele deve ter naquele momento (assistir TWD é viver com medo).
Nas temporadas mais recentes podemos perceber uma imagem totalmente diferente da que se iniciava em 2010, além da qualidade em HD, a paleta de cores da série mudou muito. O apocalipse zumbi já acontece há dez anos, então o ambiente é sombrio, os personagens só vivem organizados em florestas sem contato com a cidade, as roupas deles são de tons escuros, os acessórios remetem à vida no campo e longe da modernidade. Nesse momento o mundo já é outro, sem nenhuma perspectiva de esperança.
Agora, sobre a última e 11º temporada, tenho poucos pontos a considerar, uma vez que apenas um trailer foi disponibilizado. Mas acompanhando o rumo da história, posso dizer que a ideia de humanidade está sendo resgatada, inclusive uma personagem nova, a Princess usa um casaco rosa pink combinado com acessórios chamativos que remetem a ideia da volta das cores.
Os soldados que estão surgindo usam uma armadura branca estilo Star Wars o que nos faz relacionar tal característica ao novo, ao moderno. E aí, que final será podemos esperar a partir dessas estratégias? Não sei vocês, mas eu estou muito ansiosa.
Luana Martins
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