Olá leitores do Blog Zona Vermelha, como de costume estou trazendo um conteúdo sobre fotografia neste mesmo canal, neste mesmo horário. Lembrei desse assunto que sempre desperta curiosidade e é muito ligado a área da publicidade e propaganda: fotografia culinária.
Esse estilo de trabalho precisa ser muito cuidadoso e atento aos mínimos detalhes, pois se estamos falando de fotografias para um cardápio, por exemplo, o cliente só vai se sentir atraído por imagens harmoniosas. Nesse sentido, alguns fatores fazem toda diferença quando considerados na hora de fazer a foto de um prato. Desde o processo da preparação em si é necessário pensar como o alimento vai ser distribuído de uma forma que nosso cérebro o aprove subjetivamente.
Para isso, deve-se prestar atenção nas cores (cores vivas remetem algo fresco), nas texturas (quanto mais detalhado melhor, a casca crocante de uma batata-frita por exemplo), nas temperaturas (ideal para sorvete ou café?) e na densidade dos alimentos (sólido, líquido).
As grandes redes de franquias usam essas fotos para divulgação em diversos tipos de mídia, então a produção é mais trabalhosa ainda. Para fazer um vídeo de um x-salada, por exemplo, ele deve ser regado com óleo de cozinha para ter uma aparência mais brilhante. O fundo dessas imagens precisa ser sempre único e discreto na intenção de complementar o assunto principal e não chamar mais atenção que ele.
Na indústria alimentícia o visual também é muito importante uma vez que vão existir vários produtos de outras marcas na mesma prateleira do supermercado. Nesse método, a edição das imagens é o processo fundamental, pois a regra é clara: o que atrai mais vai para o carrinho do comprador.
A produção também é diferente pois enquanto as anteriores geralmente são produzidas no próprio restaurante, as fotografias de indústria são produzidas em estúdio. Por fim, a imagem construída é encaixada no planejamento da embalagem considerando as questões de layout, alinhamento, formato e dimensões.
Os valores para uma foto culinária profissional são muito relativos, depende também da empresa contratante, por exemplo uma indústria alimentícia possui mais verba que bares e restaurantes, logo ela pode investir mais nesse quesito. De qualquer forma, o importante na fotografia gastronômica é ter sensibilidade para registrar o alimento incitando a vontade do cliente por meio da estética do prato.
Luana Martins
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