Pular para o conteúdo principal

Fotografia de alimentos




Olá leitores do Blog Zona Vermelha, como de costume estou trazendo um conteúdo sobre fotografia neste mesmo canal, neste mesmo horário. Lembrei desse assunto que sempre desperta curiosidade e é muito ligado a área da publicidade e propaganda: fotografia culinária.

Esse estilo de trabalho precisa ser muito cuidadoso e atento aos mínimos detalhes, pois se estamos falando de fotografias para um cardápio, por exemplo, o cliente só vai se sentir atraído por imagens harmoniosas. Nesse sentido, alguns fatores fazem toda diferença quando considerados na hora de fazer a foto de um prato. Desde o processo da preparação em si é necessário pensar como o alimento vai ser distribuído de uma forma que nosso cérebro o aprove subjetivamente.

Para isso, deve-se prestar atenção nas cores (cores vivas remetem algo fresco), nas texturas (quanto mais detalhado melhor, a casca crocante de uma batata-frita por exemplo), nas temperaturas (ideal para sorvete ou café?) e na densidade dos alimentos (sólido, líquido).

As grandes redes de franquias usam essas fotos para divulgação em diversos tipos de mídia, então a produção é mais trabalhosa ainda. Para fazer um vídeo de um x-salada, por exemplo, ele deve ser regado com óleo de cozinha para ter uma aparência mais brilhante. O fundo dessas imagens precisa ser sempre único e discreto na intenção de complementar o assunto principal e não chamar mais atenção que ele.

Na indústria alimentícia o visual também é muito importante uma vez que vão existir vários produtos de outras marcas na mesma prateleira do supermercado. Nesse método, a edição das imagens é o processo fundamental, pois a regra é clara: o que atrai mais vai para o carrinho do comprador.

A produção também é diferente pois enquanto as anteriores geralmente são produzidas no próprio restaurante, as fotografias de indústria são produzidas em estúdio. Por fim, a imagem construída é encaixada no planejamento da embalagem considerando as questões de layout, alinhamento, formato e dimensões.

Os valores para uma foto culinária profissional são muito relativos, depende também da empresa contratante, por exemplo uma indústria alimentícia possui mais verba que bares e restaurantes, logo ela pode investir mais nesse quesito. De qualquer forma, o importante na fotografia gastronômica é ter sensibilidade para registrar o alimento incitando a vontade do cliente por meio da estética do prato.







Luana Martins

Comentários