Pular para o conteúdo principal

Técnicas de edição + recomendação de apps





Olá leitores do Blog Zona Vermelha, caso você tenha caído de paraquedas nesse texto, saiba que tem muitos outros conteúdos sobre fotografia aqui na página. Se você gosta do assunto, tem curiosidade ou então está procurando uma abordagem mais acadêmica, este é o lugar. Mas hoje como mostra o título, farei um compilado das questões mais importantes a serem consideradas na edição junto de dicas dos aplicativos que podem fazer isso.

Uma das primeiras coisas a se considerar no mundo da fotografia é a relevância da edição. Também chamada de pós-produção, essa parte do trabalho realça detalhes, ajusta a iluminação, resgata as cores originais da cena, remove objetos indesejados, enfim uma série de fatores que melhoram a foto.

Diferente do que muitas pessoas pensam, uma foto “sem filtro” não é mais interessante, até porque a câmera não captura a cena exatamente como o olho humano vê (aposto que você já passou pelo dilema de se olhar no espelho e amar, tirar uma selfie e odiar kkk). E isso vale para todos os casos: fotos da natureza, do horizonte, retratos, foto publicitária, jornalística, etc. Todos demandam ajustes, e em geral, quais são eles?

Exposição

É a quantidade de luz detectada na foto, cada situação exige um número diferente ora mais alto ora mais baixo. Quanto mais luz mais clara a foto e por consequência estourada, quanto menos luz mais escura a foto e com pontos pretos definidos.

Temperatura

Cada ambiente que for se fotografar vai ter uma tonalidade diferente de temperatura. Isso acontece porque luzes diversas emitem temperaturas diferentes que podem contribuir ou atrapalhar a harmonia da imagem, por isso torna-se importante atenção com tal característica.

Contraste

Diz respeito à diferença entre os tons de preto e branco, ou então, das cores no geral. É uma técnica que usada corretamente direciona o olhar do espectador pela imagem.

Sombras/ Realces

Como o nome já diz, a ferramenta de sombras deixa mais escuro certos pontos da imagem com a intenção de eliminar distrações. Oposto das sombras, os realces “abrem” a tonalidade da foto evidenciando detalhes.

Vibração

A vibração é um método que destaca as cores da imagem recuperando o que a calibração da câmera não conseguiu capturar em relação ao olho humano.

HSL

A HSL é uma ferramenta específica do Adobe Lightroom, ela controla os níveis de cores através da matiz (tom), saturação (intensidade do tom) e luminosidade (iluminação do tom).

E é o Adobe Lightroom a principal recomendação de programa de edição que deixo aqui. Ele funciona na versão para computador, mas também na versão mobile por meio do aplicativo gratuito da Play Store.

Além do Lightroom, o Snapseed é uma ótima opção com vários recursos de correção e iluminação. Ele também está disponível gratuitamente na Play Store. Ambos, junto da explicação sobre as técnicas básicas neste texto, vão te auxiliar na pós-produção de uma fotografia bonita e harmônica.


Luana Martins


Comentários