Pular para o conteúdo principal

Indicação de filme: Cidade de Gelo

 



No texto de hoje eu trouxe um filme que foi uma agradável surpresa quando eu o assisti. Cidade de Gelo é um longa-metragem russo de romance de época, ação e fantasia, que está disponível na Netflix. 

No inverno russo entre os anos de 1899 e 1900, os rios e lagos de São Petersburgo são congelados por causa do frio intenso, assim a população os utiliza como se fossem ruas e calçadas, montando feiras em cima dos rios, bem como patinando sobre eles para ganhar agilidade no seu deslocamento. 

A história gira em torno de Alice, uma jovem aristocrata impedida pela família de estudar e obter conhecimento por ser uma mulher, e Matwey, um rapaz pobre que sobrevive patinando pelos rios da cidade para fazer entregas. 

O plot principal é o romance entre os dois que não pode acontecer devido às suas classes sociais muito distintas. Entretanto,  isso não toma todo tempo de tela, assim a narrativa não se torna maçante, uma vez que nós acompanhamos os personagens cuidando de suas próprias vidas e seguindo os seus sonhos separadamente.

A patinação no gelo como um meio de sobrevivência e trabalho, mais do que lazer, é uma coisa que chama a atenção e rende várias cenas de ação muito bacanas, algumas vezes a direção exagera no slow motion, mas dá para ignorar com facilidade. 

A fotografia traz um toque de caráter fantástico à produção, principalmente para enaltecer a cidade de São Petersburgo. A trilha sonora dita o tom e o ritmo das cenas com competência, trazendo até mesmo Clair de Lune, uma das minhas músicas favoritas.

Devo dar destaque ao meu personagem favorito, que merece entrar para a lista de coadjuvantes que roubam cena. Alexey Tarasov, interpretado por Yuri Borsov, simplesmente brilhava em cena. Alex é o líder dos batedores de carteira da cidade e traz um papel de líder, estrategista e calculista, ao mesmo tempo que é um amigo leal e com um senso de humor que está presente em seus olhares e frases sutis. 

Eu dei play no filme sem saber o que me esperava, o título me atraiu por ser uma tarde fria de domingo, nada mais justo que assistir algo com “gelo” no nome. Eu só queria uma distração para passar o tempo que transcorria preguiçosamente. Contudo eu recebi mais que entretenimento, Cidade de Gelo é uma história envolvente, visualmente linda, cheia de reviravoltas e moderna. Não somente me agradou como me deixou extremamente satisfeita e com o coração quentinho, não é uma obra prima e um futuro clássico do cinema, mas não preciso dizer que eu adorei assistir e  que indico a quem se interessar por ele. 

Comentários