Como o título diz, vou trazer esse conteúdo teórico para a prática mostrando um perfil do instagram que na minha humilde opinião, tem fotos sensacionais. E quando falo isso, falo da composição (escolha do lugar, da luz, do enquadramento), das ferramentas (ISO, velocidade do obturador e abertura do diafragma), do equipamento (câmera DSLR profissional mas também algumas com o celular) e pós-produção ou edição (paleta de cores, saturação, efeitos, tratamento de pele).
Bem, estou falando da Tai Artmann, do instagram @taifotografias. Ela trabalha com isso profissionalmente, inclusive tem cursos online, mas como todos já foi iniciante um dia e também nesse instagram dá muitas dicas e tutoriais gratuitos sobre ensaio externo e edição. No momento em que você entra no perfil dela percebe a tonalidade dominante: cores quentes, saturadas e contrastantes.
Considerando isso, ela utiliza muito da luz do sol nas chamadas “golden hours” que acontecem a partir das 17h00 da tarde e consistem no ciclo natural da luz do dia, isto é, quando o céu vai mudando de tom gradativamente: azul, rosado, alaranjado, amarelado e dourado.
Ela também utiliza uma abertura bem grande nas configurações da câmera o que desfoca o fundo tornando em evidência a pessoa fotografada. Se olharem no instagram dela verão que as fotos são de ensaios, salvo algumas exceções antigas pessoais e de paisagens, mas não são maioria.
Levando isso em conta, ela prioriza muito o tratamento de pele nas fotos. Esse é um recurso feito no Adobe Photoshop com a ajuda do desfoque gaussiano. Mas o photoshop é geralmente a última parada da foto antes de finalizada, primeiro ela deve passar pelo Adobe Lightroom na intenção de ajustar o HSL como eu já comentei no texto sobre pós-produção na fotografia.
Luana Martins
Comentários
Postar um comentário