Pular para o conteúdo principal

Filtro dos Filmes




Olá leitores do Blog Zona Vermelha, um tema que também entra no universo da fotografia é a utilização de filtros de cores em materiais cinematográficos, portanto hoje falaremos sobre isso. Por que Hollywood usa filtros específicos para lugares específicos do globo? Qual a motivação técnica disso? E a cultural? Continue lendo para encontrar as respostas dessas perguntas.

A questão dos filtros é na verdade muito problemática por conta do estereótipo compartilhado acerca das desigualdades sociais. O tom geralmente presente em produções do tipo é uma cor amarelada que remete à sensação de sujeira, pobreza, calor e atraso tecnológico.

A intenção técnica é utilizar esses filtros para retratar o clima árido ou tropical dos determinados países, que no caso são das regiões da Ásia, África e da América Latina. Entretanto, a visão que esse uso resulta é contrastante com o filtro azulado da tranquilidade e disciplina da Europa ou da América do Norte, e por isso, faz com que as cores amareladas despertem medo e aversão por aquelas regiões retratadas.

Inclusive é interessante analisar que mesmo trazendo essa discussão a jogo, muitas produções cinematográficas recentes continuam fazendo uso desse recurso, como é o exemplo do filme da Netflix, Resgate. Se você assistir, preste atenção em como o filtro influencia na percepção que temos de Bangladesh, local onde o filme se passa.

E já aproveitando esse exemplo, veja que nos filmes hollywoodianos com cenas em países considerados negativos, sempre há a representação de um personagem de pele clara salvando a situação e lutando contra gangues locais. Essas gangues geralmente são formadas por jovens usuários de drogas e portadores de armas, promovendo mais um estereótipo sobre a educação no determinado país e o futuro de sua população.

Comentários