Olá leitores do Blog Zona Vermelha, novamente para vocês mais um texto dentro do universo da fotografia. Já temos aqui um conteúdo muito legal sobre como usar as ferramentas do aparelho celular para boas fotos e também sobre treinar o olhar de acordo com as técnicas de composição. Logo, o tema de hoje é para quem já passou por essas fases e quer ir mais longe explorando um equipamento melhor, então seguimos.
Primeiramente, falando de câmeras, é importante compreender a diferença entre elas. As câmeras antigas são chamadas de analógicas, elas utilizam o filme fotográfico para registrar a imagem. A partir de 1990 foi a vez das câmeras digitais entrarem em febre, das principais vantagens em relação às analógicas estão a instantaneidade e o armazenamento em cartão que as digitais oferecem. Agora, a câmera DSLR já é mais avançada, essa é a sigla para Digital Single Lens Reflex e ela consiste numa versão digital das antigas câmeras de filme SLR.
O funcionamento de uma DSLR consiste no reflexo da imagem por meio de um espelho que é encaminhado para o visor (diferentemente das câmeras digitais compactas nas quais captura-se pelo sensor e a reprodução acontece numa tela de LCD atrás da câmera).
Detalhadamente, a luz entra pela lente e é refletida em um espelho em 45º e depois em um pentaprisma, que nada mais faz que direcionar a luz para o visor, onde se coloca o olho. Ao apertar o disparador, esse espelho gira para cima, e a luz vai direto para o sensor, capturando a foto.
Entre os benefícios de uma câmera DSLR estão a qualidade da imagem (o sensor que captura a imagem é maior), a possibilidade de utilizar acessórios diversos como flashes e trocas de lentes, o live preview e o visor ótico, a boa duração da bateria e a velocidade de disparo.
Entretanto, nem tudo são flores. O investimento em uma câmera DSLR é bem mais alto do que em uma câmera digital e muitos acessórios também possuem um valor bem considerável. Por exemplo, uma boa câmera e comumente utilizada tanto por iniciantes como profissionais é a Canon EOS 70D, ela custa em torno de R$ 6.000,00 e apenas uma lente “cinquentinha” para ela, custa mais de R$ 1.000,00.
Falando em lentes, vou explicar sobre elas agora. Como eu disse, comprando o “corpo” de uma câmera DSLR você pode usar diversos acessórios e entre eles, as lentes. As lentes são divididas em categorias: Lentes zoom, lentes macro, lentes telefoto, lentes prime, lentes STM, lentes grande angulares, lentes tilt-shift e lentes olho de peixe.
As lentes zoom, como o nome já diz, são específicas para ajustar a distância focal. As melhores lentes zoom têm um alcance amplo. Isso significa que vão de um número pequeno, como 18 mm, a um número grande, como 135 mm ou 200 mm.
As lentes macro permitem que você amplie qualquer coisa, elas são muito utilizadas na fotografia minimalista como de insetos e comidas por exemplo. Para um bom resultado com essas lentes é recomendado fotografar em ambientes com bastante luz e com um plano de fundo simples.
As lentes telefoto são ideais para esportes ou natureza uma vez que alcançam assuntos que você não consegue chegar muito perto. Nesses casos, usar um tripé é uma boa alternativa para evitar balanços indesejáveis que por menores que sejam acabam atrapalhando muito.
As lentes Prime capturam imagens nítidas com belos fundos borrados, mesmo com pouca luz. Elas possuem apenas uma distância focal, então, se quiser chegar perto do assunto, vai precisar andar. Geralmente são menores, mais leves e mais rápidas com 24mm, 35mm, 40mm, 50mm e 85mm.
Lentes STM criam vídeos com aparência profissional, Elas têm esse nome por causa de uma tecnologia chamada de Motor de Passo (Stepping Motor), que permite à lente focar suavemente e em silêncio quando grava vídeos.
As grande angulares têm uma distância focal curta, mas permitem brincar com a perspectiva. Você pode dar um passo pra trás para colocar mais da cena na imagem, ou se aproximar para fazer o assunto no primeiro plano se destacar.
Assim como as angulares, as lentes tilt-shift brincam com a perspectiva, elas podem fazer objetos enormes parecerem brinquedos. Essas lentes são mais complicadas de usar mas possuem um resultado incrível, fotografando uma cena de cima a mesma pode virar uma miniatura.
E por último, as lentes olho de peixe são as lentes grande-angulares mais extremas. Isso significa que proporcionam um aspecto artístico sem igual, deixando suas fotos totalmente arredondadas.
Luana Martins
Comentários
Postar um comentário