Olá leitores do Blog Zona Vermelha, como de costume trago hoje mais um texto do universo da imagem, especificamente sobre astrofotografia. Já ouviu falar?
Em 1840 ocorriam as primeiras tentativas de fotografar corpos celestes mas somente no final do século que as melhores tecnologias permitiram uma visualização mais detalhada.
Assim, a astrofotografia consiste na técnica de fazer fotos dos astros no céu noturno. Existe um campo de estudo nessa área mas não é difícil para nós, amadores, conseguirmos registros ótimos até mesmo com o aparelho celular.
Essa fotografia das estrelas exige muito planejamento: é preciso acompanhar a previsão do tempo para não se frustrar com um céu nublado, encontrar uma boa localização geográfica sem poluição luminosa, estudar a posição das estrelas naquele determinado dia e assim qual parte do céu você irá fotografar.
Além disso, é importante saber que existem diferentes tipos de astrofotografia, algumas podem ser feitas com ajuda de um telescópio ideal para galáxias e para o sistema solar.
Outras, podem usar uma câmera DSLR com lente teleobjetiva e campo amplo de visão. Também existe o método Time Lapse onde você pode fazer várias sequências fotográficas.
Mas como eu disse, é possível fazer esse estilo de fotografia com o celular, e para isso você só precisa utilizar os recursos do modo manual do aplicativo da câmera. Inclusive já tem texto aqui no blog sobre isso.
Nas configurações, a exposição precisa ser grande então deve utilizar-se uma velocidade de obturador longa junto da máxima abertura do diafragma.
O valor do ISO é muito relativo, depende de quanto ruído você quer pagar por uma maior iluminação, então não posso dizer um número exato. Outra dica é sempre usar um tripé ou qualquer apoio do tipo pois um mínimo movimento que seja pode causar problemas no resultado da imagem.
E por fim, sempre leve sua fotografia para a pós-produção, editá-la irá recuperar informações perdidas e melhorar o aspecto visual final.
Luana Martins
Comentários
Postar um comentário