Olá leitores do Blog Zona Vermelha, na semana passada publiquei um texto aqui cheio de conteúdo sobre como tirar boas fotos com o celular, e nele, citei algumas regras de composição que vamos nos aprofundar melhor hoje. Composição fotográfica é nada mais que organização: alinhar objetos na imagem, criar perspectivas, usar ângulos específicos, equilibrar as cores, enfim são vários pontos a considerar.
Cuidar de cada detalhe antes de fazer uma foto possibilita ter uma marca própria no seu registro, afinal é a sua visão de mundo e a sua criatividade se materializando nisso. Então, quando pegar uma câmera ou celular para fotografar algo, lembre-se desses conceitos e explicações que vou compartilhar com você agora.
Regra dos terços/ Proporção áurea
A regra dos terços é uma das técnicas mais conhecidas no mundo da fotografia, ela consiste naquelas "linhas" que aparecem no seu celular quando você liga as opções de enquadramento. O objetivo dessa regra é que o fotógrafo disponha os objetos importantes da foto em cada ponto de interseção, ou seja, onde as linhas se cruzam pois esse é um local de bastante harmonia com o resto da imagem.Já a proporção áurea - também chamada de Golden Ratio -, apesar de ter a mesma dinâmica, possui linhas curvadas que assim formam outros pontos de interseção. Particularmente eu prefiro usar essa última regra pois sinto que a cena fica equilibrada sem que outros detalhes causem distrações mas é opcional, as duas são ótimas.
Ângulos
Os ângulos são muito importantes na fotografia uma vez que criam perspectivas, direcionam o olhar e moldam a cena do jeito que você preferir. Dentre os mais importantes temos o plongée que é efetuado quando a câmera captura o objeto ou pessoa de cima para baixo.O inverso dele é o contra-plongée, executado quando a câmera é posicionada de baixo para cima. No resultado final da imagem, esse estilo de ângulo causa uma sensação de inferioridade e superioridade aos assuntos retratados.
Regra das metades
A regra das metades tem a função de estabelecer uma "divisão" entre os assuntos da foto para que funcionem em harmonia. Essa técnica pode ser utilizada com a ajuda das linhas de enquadramento, pois elas vão auxiliar no nivelamento da cena retratada.Linhas
As linhas são recursos também muito comuns e que possibilitam além de direcionar o olhar do espectador, algo muito interessante: mexer com a noção de espaço. Usar linhas verticais faz com que a fotografia passe uma impressão de organização e ordem.As linhas diagonais causam um forte impacto na foto, seja do objeto retrato ou da cena que ele está dividindo.
E a linha triangular é a que mexe com a percepção. A foto de uma estrada segue uma espécie de triângulo que estabiliza a imagem e a deixa agradável.
Já o inverso, uma cena do encontro baixo de montanhas por exemplo, reflete instabilidade, faz com que nosso olhar rode a imagem inteira procurando um ponto de equilíbrio e que não cause "agonia".
Comentários
Postar um comentário