Pular para o conteúdo principal

MULHERES QUE MUDARAM O MUNDO DA MÚSICA: 2010 e 2020





Último episódio da nossa série! Isso mesmo, até aqui você já deve ter tido uma boa referência do contexto histórico e musical das décadas mais recentes. O objetivo dessa produção era justamente esse, junto da ideia de dar visibilidade à cantoras do sexo feminino, que podem e devem cada vez ocupar mais espaços de prestigio na sociedade.

Então, para encerrar essa trajetória, hoje falaremos dos anos 2010 e 2020. Como de costume, faremos uma abordagem sobre o que estava - e está - acontecendo no mundo, tal para compreender melhor as influências entre música e história.

Os anos de 2010 ficaram marcados por diversas crises: econômicas, conflituosas, migratórias, políticas e entre outras que só aumentaram os níveis de desigualdade social. No Brasil, esse era o momento onde a primeira mulher foi eleita à presidência da república, Dilma Rousseff, na continuidade do governo PT. Também nesse período, o país foi sede de importantes eventos esportivos como a Copa das Confederações em 2013, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos do Rio em 2016.

A música no Brasil teve um grande crescimento nos estilos de funk e sertanejo, e no mundo em geral essa década é do pop, exemplo disso são os grandes nomes que se consagraram fenômenos globais como Rihanna, Lady Gaga, Adele, Taylor Swift, entre outras. Os destaques dessa década que também não podemos deixar de lado são Anitta, Ludmilla, Iza e Pabllo Vittar, abaixo falaremos mais sobre cada cantora em específico então continue aqui.Já sobre 2020, a turbulência do coronavírus que tornou-se uma pandemia mudou muitos setores da sociedade, inclusive o das produções musicais. Clipes caseiros viraram febre, principalmente aqueles produzidos pelos próprios artistas, como é o exemplo de Midnight Sky - Miley Cyrus. A quarentena também foi o momento de descobrirmos artistas com um grande potencial como Olivia Rodrigo, que alcança cada vez mais sucesso desde sua música “Driver License”. E que as produções estão saindo tão boas quanto antes do isolamento social nem precisamos comentar não é? Vocês têm visto o quanto artistas sensacionais estão nos entregando produtos mais sensacionais ainda.


Começando pelo internacional, vamos de Ariana Grande-Butera nasceu em 1993 e é atriz, cantora, compositora e apresentadora. Ariana venceu dois Grammys e foi indicada doze vezes ao prêmio. Sua estreia artística foi em 2008 no espetáculo 13 na Broadway. Logo em seguida participou da série Brilhante Victória da Nickelodeon que estendeu-se para o spin-off Sam & Cat, no mesmo canal. Musicalmente falando a artista estreou na trilha sonora de Brilhante Victória em 2010 e desde então segue lançando álbum atrás de álbum. Sua estreia solo em 2013 já rendeu o topo das paradas da Billboard 200 e os demais álbuns seguiram fazendo sucesso.






Agora pra falar de Brasil vamos de Iza, uma das cantora do momento e que promete ainda muita música boa. Ela é cantora, compositora, apresentadora e publicitária. Iza cresceu no Rio de Janeiro e seguiu sua vida toda com muitas influencias musicais, mas, foi apenas em 2015 após dois anos formada em publicidade e propaganda que ela começou a acreditar em sua voz. Criou uma conta no youtube e começou a publicar vídeos cantando, cerca de um ano depois de seu primeiro vídeo a Warner Music descobriu a artista e foi assim que Iza veio ao mundo profissional da música.



E sobre Miley Cyrus, um ícone que passou por vários momentos diferentes durante a carreira. Comecemos então pelo nascimento em 1992 e é cantora, atriz e compositora. A carreira de Miley começou em 2001 como atriz e em 2006 atingiu o sucesso absoluto com a estreia de Hannah Montana na Disney. Em 2008 ela lançou o primeiro álbum de carreira fora da série chamado Meet Miley Cyrus, que chegou a ser 4x platina pela RIAA. A série foi encerrada em 2010 com o lançamento do último filme e seu quarto álbum extra Hannah Montana veio em 2013 estreando com a RCA Records. 


Sobre ela, quase dona do Brasil, Anitta. A rainha do funk brasileiro nasceu Larissa de Macedo em 1993 no Rio de Janeiro. A atriz, cantora, dançarina, empresária, apresentadora e compositora começou a cantar aos sete anos na igreja católica que frequentava com a família. Aos 16 anos cursou administração em uma escola técnica e foi chamada para estagiar em uma grande empresa. E foi somente em 2010, após postar um vídeo cantando que Anitta foi descoberta pelo então produtor do Furacão 2000, Renato Azevedo. Desde 2012 com o sucesso de Meiga e Abusada, Anitta encanta o Brasil e o mundo com o seu talento, determinação, esforço e inteligência. Anitta faz tudo!


Demi Lovato, nascida em 1992 nos Estados Unidos. Cantora, compositora, atriz e autora. Demi começou super cedo como atriz, em 2002, no elenco de Barney e seus amigos da Disney, aonde ficou até 2011. Como cantora Demi estreou em 2008 com Don't Forget e já abriu na segunda posição da Billboard 200. Após passar por altos e baixos na carreira Demi acaba de lançar um álbum em conjunto com um documentário sobre sua vida pessoal. 


 


Luana Martins e Millena Ricardo










Comentários

Postar um comentário