Sempre que tenho oportunidade, eu falo do Banksy para as pessoas, e hoje não vai ser diferente aqui no blog! Talvez você já tenha ouvido falar dele, talvez não, mas de qualquer forma você não o conhece, ninguém conhece pois ele nunca revelou sua identidade. E que isto deixa a atuação artística mais interessante ainda, é fato. Surgem sempre muitas especulações sobre quem é ele e pesquisas apontam que seu primeiro nome é Robert, mas não há certeza nisso.
Ao que tudo indica, Banksy é britânico pois suas artes estão pelas ruas do mundo todo, mas em especial na Cidade de Bristol e na grande Londres. Como eu disse, a arte que ele produz é feita na rua: do dia para a noite um muro da Inglaterra aparece grafitado ou então, uma parede no mais difícil dos lugares para se escalar, chama atenção com uma mensagem de protesto e ativismo político característicos do artista.
A técnica que Banksy usa em suas obras chama-se stencil, esse estilo de pintura utiliza um molde que pode ser feito de diversos materiais e em diversas escalas de tamanho. Stencil Art, como também é chamado o método, configurou-se ao longo do tempo como manifestação artística principalmente por meio do grafite, que aplica símbolos e desenhos variados. Dessa forma, enquanto a cidade dorme, Banksy consegue produzir obras magníficas de maneira tão rápida que ninguém é capaz de percebê-lo agindo.
Se você já leu até aqui e realmente não conhece o Banksy, eu te libero, vai pro Instagram e pesquisa o perfil dele, você vai se impressionar, rir ou até ficar angustiado como é o caso da imagem que usei na capa deste texto: um menino evidenciando os resquícios de desigualdade social.
Continuando, as obras do Banksy carregam grandes críticas à sociedade, seja na Garota com Balão, no Médico de Corações Pacíficos, no Rato Socialista, em Kissing Coppers (arte onde policiais se beijam), enfim, eu recomendo que vocês vejam todas e podem me ajudar deixando nos comentários algumas delas que gostariam que eu fizesse uma análise semiótica alicerçada nos conceitos teóricos e definições do estudo da imagem, será bem interessante.
Feita essa contextualização, chegamos ao ponto que destaquei no título. Banksy é um artista de rua sem identidade, então, a quem pertencem as obras? Muitas artes foram cobertas pelos donos dos muros ou paredes que Banksy utilizou, hoje os trabalhos dele são protegidos pelo Conselho Municipal de Bristol, mas eu não consigo ver nisso nada além de um interesse econômico. A Galeria Lazarides de Londres é uma das muitas que vendem o trabalho dele sem autorização, e vendem por valores altíssimos.
Uma das obras que eu citei, Girl with Balloon, foi reproduzida pelo Banksy em pintura e leiloada na galeria Sotheby 's no ano de 2018. Uma mulher comprou o quadro pelo valor de US $1,3 milhões, e assim que isso aconteceu, a arte se auto-destruiu caindo da moldura por um mecanismo que Banksy instalou já com essa intenção.
O artista nunca recebeu nada, e como visto já se mostrou revoltado por ver suas artes de rua expostas em museus. Elas pertencem às ruas, mas explique isso para a fome capitalista.
Luana Martins
Comentários
Postar um comentário