Pular para o conteúdo principal

Cinco curiosidades sobre Omar Sy, o astro da série Lupin.



    
Nas últimas semanas, a Netflix lançou uma série que deu o que falar, e provavelmente em algum momento navegando pelas redes sociais você se deparou com ela, estou falando de Lupin. Além disso, com certeza o protagonista chamou a sua atenção e você deve ter ficado com a impressão que o conhecia de algum lugar e eu aposto que realmente conhece!
    Nesse texto, vou te contar 5 curiosidades sobre o Omar Sy que você provavelmente não sabe (ou não se recorda), mas antes de tudo vamos para uma pequena biografia. Afinal, quem é Omar Sy?
    Bom, ele é filho de Diaratou Sy, nascida em Mauritânia e o pai é Demba Sy, de Senegal. Demba decide ir à França, em 1974, em busca de juntar dinheiro para depois retornar a Senegal, mas acaba ficando por lá. Após um tempo, a esposa e seus filhos foram para o país para acompanha-lo, e assim em 20 de janeiro de 1978, na cidade de Trappes, nasce o seu quarto filho (de um total de oito) chamado Omar Sy.
    Omar é ator, roteirista, dublador e humorista. Por volta de 1996 ele já fazia alguns trabalhos de freelancer após suas aulas, inclusive foi onde conhece seu parceiro de comédia Fred Testot, com quem formaria uma dupla mais adiante, porém, assim que terminou o ensino médio se inseriu efetivamente na área da comédia, como diretor de um programa de uma rádio chamada Rádio Nova. Ele morava no mesmo bairro que um humorista e ator francês, o Jamel Debbouze, que lhe ajudou com a conquista do emprego.
    Depois, passa a aparecer nas telinhas, onde participa do programa Cinema Jamel, do Canal +, isso em 1998, mas seu primeiro papel, de fato, foi em 2001, onde ele fazia um taxista do filme La Tour Montparnasse Infernale, que é uma comédia francesa.
    Em 2007, mais especificamente em 5 de julho, ele se casa com Helene Tremblay-sur-Maildre, com quem tem 5 filhos, dois meninos e três meninas. O casal se relacionou 10 anos antes de casarem e estão juntos a 24 anos.

    Agora que você já sabe um pouco sobre o Omar, vamos para as curiosidades?

    1.ª Curiosidade:
Com certeza a cara dele não lhe é estranha, seja você cinéfilo ou não, provavelmente já conheceu ele de um filme francês muito famoso chamado "Os Intocáveis” (2012), ele interpreta o personagem Driss.
    
Foi um dos maiores sucessos da carreira do Omar, o filme foi número 1 das bilheterias na França e teve cerca de 19,44 milhões de telespectadores pelo mundo. Ele conta a história de Philippe, interpretado pelo ator François Cluzet, um homem rico que sofre um acidente e fica tetraplégico, assim, ele passa a precisar de ajuda e decide contratar Driss, que é um jovem que não tem muita experiência em cuidar de pessoas nesse estado, mas vai aprendendo com o tempo, e com alguns erros. O Philippe acaba tendo uma ligação muito forte com ele, pois Driss o trata de maneira natural, não como um pobre coitado e gradualmente eles criam uma amizade muito legal.
    
A curiosidade é que para interpretar a personagem ele perdeu 10 quilos, com a premissa de que um jovem suburbano tinha que ter um corpo magro e atlético.
    2.ª Curiosidade: Com tanto sucesso no filme, ele ganha um prêmio César, na categoria de melhor ator. Essa é uma premiação francesa equivalente ao Oscar, e ele foi o primeiro ator negro a conquistar essa premiação.
    3.ª Curiosidade: Após o sucesso com os Intocáveis, ele participa do cinema hollywoodiano, como, por exemplo, do filme “Jurassic World”, de 2015, no qual  interpreta um treinador de um dos velociraptors, também participa de “X-Men” (2016) e da trilogia “Inferno” (2016), em todos esses ele passa como coadjuvante. A curiosidade é que seu primeiro trabalho como protagonista mesmo é no filme “Chocolate” (2016) em que ele assume o papel de Rafael Padilha, um cubano, que foi vendido quando era criança. Com o passar do tempo ele consegue fugir e é resgatado por um palhaço que o insere em suas apresentações e ele passa a ser conhecido como Chocolate, o primeiro artista circense negro da França.
   4.ª Curiosidade: Ele faz parte do elenco de dublagem de algumas animações que conhecemos e amamos, como “Irmão Urso” (2004), “Bolt: Superção (2009)”, “Tomb Raider: Legend (2006)” e também o filme “Transformers”, neste caso ele dá sua voz ao Hot Rod, um autobot, que é uma Lamborghini centenário raríssimo, seu custo é em média R$ 7 milhões e existem apenas 20 deles, no mundo.

    5.ª Curiosidade: Omar virou grande sucesso na Netflix, agora em 2021, com o lançamento da série Lupin. A série conta a história de Assane Diop, personagem de Sy, que quer vingar a morte de seu pai acusado de um roubo que ele não cometeu. Para realizar a vingança, ele se inspira em um livro que narra as aventuras de Arsène Lupin, um ladrão extremamente inteligente e cheio de truques como camuflagem, mudança de identidade, delitos, todos realizados também por Assane. O papel dele, além de trazer representatividade, porque é um ator negro extremamente talentoso e que alcança um sucesso merecido pela atuação brilhante, também debate temas fortes como racismo, injustiça social, a questão da imigração, etc.
   A curiosidade é que, vocês devem ter percebido, mas os disfarces da série não mudaram as feições do Assane, ele apenas usa algum acessório ou roupa diferente para se passar por outra pessoa, o Omar explicou ser feito dessa forma porque a série queria dar a entender que a personagem só precisava ser de uma determinada classe social para desaparecer, então não precisava de maquiagem ou alteração física e sim fingir ser entregador, varredor, e ainda assim se multiplicar em várias personalidades, mudando voz, postura, etc.


   Ainda sobre Lupin, há algumas cenas que foram gravadas no Museu do Louvre, Omar conta que ficou em uma sala em que a Monalisa estava exposta e que marcou com um cronômetro quanto tempo ficaria lá, sozinho, o que deu um total de 16 minutos, assim ele afirmou que não conhece mais ninguém que teve tanta intimidade com a Monalisa, Omar sendo gente da gente.


    Espero que possamos vê-lo crescendo ainda mais nesse meio artístico, nos trazendo mais trabalhos incríveis para assistir.
Bárbara Lopes












Comentários