No texto de hoje, eu trago ao blog filmes que tem seu enredo baseado em crimes que realmente aconteceram na história da humanidade. Como no meu último vídeo para o canal eu trouxe um caso real e que acabou virando uma boa adaptação para o filme “Era uma vez em Hollywood (2019)”, desta vez decidi contar aqui outros 3 filmes que também foram baseados em casos reais.
O primeiro filme é baseado no serial killer Ted Bundy, um psicopata que conseguiu construir uma grande história nos Estados Unidos através da sua imensurável maldade com mais de mulheres norte-americanas nos anos 70. Ele era um estudante de direito muito popular entre as universitárias, um homem charmoso que tinha grande respeito entre os moradores da cidade. Depois que começou a ser investigado pelos seus crimes de estupro e assassinato, Bundy conseguiu uma grande aliada ao seu favor: a mídia. Ele tinha a lábia necessária para convencer todos ao seu redor de que era inocente, chegou até orquestrar sua própria defesa no tribunal, parecendo ser uma grande vítima. Até que em 1978 ele foi capturado pelas autoridades e em 1989 ele foi executado. O filme criado a partir disso é “Ted Bundy - A Irresistível Face do Mal” (2019), dirigido por Joe Berlinger e interpretado por Zac Efron e Lily Collins, o filme fez grande sucesso ao mostrar ao público a história através do ponto de vista de Elizabeth, namorada do protagonista que não sabia dos crimes de Ted. O filme mostra firmemente a parte da manipulação de Ted Bundy, e até para quem já conhecia essa situação real, se vê um pouco convencido também pelo assassino.
O próximo filme construído em cima de um enredo real, é “Zodíaco” (2007), inspirado no assassino do zodíaco que foi um serial killer estadunidense que atuou nas décadas de 60 e 70. Ele se tornou um homem muito famoso e conhecido por todos nos Estados Unidos, mesmo ninguém sabendo qual sua real identidade até hoje, por incitar uma investigação extremamente longa em cima de caso. O assassino enviava cartas ameaçadoras para a imprensa, sempre assinando como Zodíaco. Entre as cartas enviadas, ele colocou 4 criptogramas para transparecer alguma mensagem, porém 3 deles nunca foram decifrados. Existe a estimativa do serial killer ter matado 14 pessoas na Califórnia, mas sem a precisão do real número de vítimas, das mensagens criptografadas, e sem suspeitos, esse caso do assassino do Zodíaco é visto como o crime perfeito. Ainda não se sabe se ele se encontra morto ou apenas foragido.
Sobre a arte imitando a vida, o filme “Zodíaco”, dirigido por David Fincher, focou em outra parte da história: o sentimento de incapacidade da parte dos jornalistas, interpretados por Jake Gyllenhaal e Robert Downey Jr. No longa-metragem, Fincher deixa muito detalhada as investigações nas cartas criptografadas enviadas pelo criminoso, tendo assim um bom resultado das críticas do cinema.
O último filme que faz referências à realidade, foi um enorme sucesso de bilheterias, sendo até hoje considerado um dos melhores filmes de suspense já visto, sim, “O silêncio dos inocentes” (1991). A obra teve inspiração de 4 assassinos: Alfredo Ballí Treviño, um mexicano muito sádico, frio e gentil que assassinou e esquartejou seu amante; Ed Gein, um serial killer e ladrão de lápides de Winsconsin - EUA que não só assassinou pessoas, mas também retirava cadáveres de suas covas para fabricar troféus com seus ossos e peles; o assassino em série Ted Bundy que já foi citado aqui; e a última inspiração Gary Michael Heidnik, assassino, torturado e estuprador que atuou na Pensilvânia - EUA, ele mantinha suas vítimas em seu porão nas décadas de 70 e 80.
O silêncio dos inocentes traz essas identidades através dos personagens Hannibal Lecter, interpretado por Anthony Hopkins, e Buffalo Bill, personagem de Ted Levine. O filme faz uma ponte entre os dois criminosos por meio de uma estagiária do FBI, que tira informações de Hannibal sobre o Buffalo Bill. Essa história acaba envolvendo muito suspense e manipulação dos protagonistas, o que trouxe para a obra a vitória do Oscar de melhor filme, ator, atriz, diretor e roteiro adaptado.
Depois de conhecer esses filmes que são baseados em histórias reais, fica difícil de descobrir a resposta da dúvida: a arte imita a vida ou a vida imita a arte? No caso desse acontecimento, podemos ver que a arte está em busca de denunciar o que acontece na vida real, mas será que não existem casos ao contrário também? Crimes que foram influenciados por criações do cinema, quem sabe?
Espero que tenham gostado da leitura de hoje, pois além de relatar essas curiosidades reais, também ficaram algumas recomendações de filmes caso você ainda não tenha visto! Não deixe de compartilhar caso tenha gostado, e de deixar o seu comentário contando o que você achou do texto de hoje.
Anelize Pina Marques
Acho que acontece as duas situações.
ResponderExcluirÓtimo texto!❤️
Concordo ❤️
ExcluirCreio que é bem por aí, algumas mentes podem se deixar influenciar por filmes , novelas etc. Como foi o caso do massacre em Suzano, tentaram imitar o massacre de Columbine, mostrado em clipe de músicas e jornais.
ResponderExcluirOcorre os dois, a arte influência na vida real, como ao contrário também! Parabéns, ótimo conteúdo!
ResponderExcluir