Falar sobre Harry Edward Styles é falar em talento. O jovem de 26 anos é aquariano e está exibindo seu talento na música desde muito novo, em entrevista ele admitiu que suas maiores inspirações são Elvis Presley, Freddie Mercury e os Beatles. Filho de Anne Cox e Desmond Styles o rapaz tem uma irmã mais velha, Gemma.
Quando ainda era um simples menino da cidade de Holmes Chapel em Cheshire, montou uma banda intitulada White Eskimo onde foi vocalista até 2010 quando participou do The X Factor cantando a música “Isn’t She Lovely”.
E foi ali, naquele reality show que a carreira de Harry Styles teve oficialmente início. Após ser recusado na etapa “Boys”, Nicole Scherzinger, convidada da edição sugeriu reunir ele e outros quatro garotos para a fase de “bootcamp”, classificando-os na categoria “grupos”. E assim nasceu a One Direction, inclusive foi Harry que sugeriu o nome e o aceito foi imediato.
A primeira fase do bootcamp o novo grupo inaugurou cantando “Torn” em uma versão acústica. Os jurados fixos do programa ainda não estavam muito convencidos da formação até essa apresentação, onde finalmente convenceram Simon Cowell de que daria certo. E deu tão certo que em pouquíssimo tempo o grupo já havia conquistado o Reino Unido.
Pouquíssimo tempo após a final do programa o grupo já estava nos Estados Unidos para um contrato com a Syco Entertainment, empresa de Simon, no valor de 2 milhões de libras esterlinas, para a gravação do primeiro álbum da nova boyband da década. Antes mesmo do lançamento do álbum a editora HarperCollins já estava com uma biografia autorizada do quinteto publicada no mundo todo. Ainda em 2011 os meninos saíram para a Tour do The X Factor e cantaram para mais de 500.000 mil pessoas.
O sucesso dos jovens era inegável e os anos que se seguiram só melhoraram. Até 2016 quando parecia já não fazer mais sentido se manter em grupo por tempo integral, dando largada ao período de hiatos, que segue até hoje. No ano seguinte seu primeiro álbum solo já estava lançado e conquistando o coração não somente de seus fãs como dos críticos também.
Lançado em 12 de maio pela Columbia Records e por sua própria gravadora o álbum Harry Styles vem com músicas de estilos bem próprios e diferentes do que estava acostumado a lançar pelo grupo, soft rock, rock, britpop e o pop claro. E não parou por aí, no mesmo ano o cantor se aventurou no cinema, adquirindo seu título de ator, estreando em Dunkirk, um filme sobre a segunda guerra .
Impressionados ou não, todos os trabalhos lançados neste ano foram sucesso puro. Seu álbum recebeu certificado da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI) por um milhão de discos vendidos, sendo o nono mais vendido do ano. Os três singles que acompanharam o disco Harry foram Sing of the time, Two Ghosts e Kiwi.
Seu primeiro escândalo na indústria foi o relacionamento com a apresentadora Caroline Flack, 14 anos mais velha que o cantor. Em novembro de 2011, ainda no primeiro ano do grupo ele assumiu um breve romance com a moça, causando diversas críticas. Se foi por isso ou não, o relacionamento acabou dois meses depois. Mais tarde se relacionou com Taylor Swift, e Kendall Jenner, ambos os namoros durou pouco mais de três meses.
Em dezembro de 2019, Harry chegou com uma grande jogada de marketing em seu novo álbum “Fine Line”, que inclusive é uma grande aposta para indicação ao Grammy 2021. Nesse álbum, o clipe da música ‘Adore You’ já apresenta o cenário diferente que é transformado em uma narrativa na divulgação do material: A ilha “Eroda” (‘adore’ ao contrário).
A história construída em cima dela é muito curiosa e criativa, a ilha fictícia localiza-se entre a Irlanda e a Grã-Bretanha, e é descrita como “um local de beleza natural inesquecível e inconfundível. Ela possui falésias deslumbrantes que caem diretamente no mar. Na terra, colinas onduladas com grama formam a maior parte do território”. Até uma pegada de ironia é lançada ao dizer que você nunca conhecerá um lugar como Eroda, referindo-se às maravilhas do local e ao fato dele não ser existir realmente.
A ilha também possui um site oficial e perfil nas redes sociais que são alimentados por depoimentos de turistas que “já passaram por Eroda”. Em uma entrevista ao programa The Graham Norton Show, Harry diz “Nós conseguimos uma boa verba para a campanha de divulgação desse álbum, então nós criamos uma ilha”. Que simples não é? Haha, uma campanha milionária.
A narrativa da ilha tem um caráter enigmático, muitas teorias cercam o local nublado e de habitantes frios, por exemplo: Não deixar a ilha em dias ímpares para não morrer; Dá azar mencionar um porco num bar de pescadores; Não assoviar perto do vento, se não você vira uma rajada de vendaval; e, ver um pastor de manhã é sinal de que você deve ir para casa imediatamente.
No clipe de ‘Adore You’ vocês podem acompanhar a história do personagem de Harry que vive na ilha mas é um pouco diferente das outras pessoas. Vão lá ver e nos contem no nosso instagram @nosdazonavermelha ou aqui nos comentários: O que vocês acharam dessa produção? E acham que é uma boa aposta pro Grammy 2021? Vamos te aguardar!
Luana Martins e Millena Ricardo
Perfeito, ótima matéria!! E sobre a banda, a esperança é a última que morre né?! Hahah
ResponderExcluirhahahah, verdade Ana. Quem sabe eles voltem pra uma despedida um dia né?
ExcluirInteressante!
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirQualquer artista que se inspira em Fred Mercury e nos Beatles, tem meu respeito, ótima matéria...
ResponderExcluir